"Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.
Fidelidade - Podemos definir a fidelidade exigida por Deus na vida do obreiro de diversas maneiras.
Ser fiel é:
a) Reproduzir exatamente o que recebeu, sem acrescentar nem subtrair nada - "E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" (II Tm.2:2). "Assim, pois, que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel" (I Co.4:1-2).
"Pois eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" (1 Co.11:23a). "Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso" (Pv.30:6).
b) Servir de padrão para os demais - "Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza" (1 Tm.4:12).
c) Zelar por aquilo que lhe foi confiado - "Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?" (Lc.16:10-12).
d) Saber guardar segredo - "O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto" (Pv.11:13).
e) Entregar a Deus o seu dízimo - "Tudo vem de ti, e somente devolvemos o que veio das tuas mãos" (1 Cr.29:14b). "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa (...) E então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve" (M1.3:10a, 18).
f) Cumprir seus votos e compromissos - "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo. Ele não se agrada de tolos; o que votares, paga-o" (Ec.5:4). "Agora, porém, completai o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes (...) Cada um contribua segundo o propósito do seu coração" (II Co.8:12; 9:7a).
g) Ser coerente, isto é, praticar aquilo em que crê - "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tg. 1:22). "O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes de mim, e em mim vistes, isso fazei. E o Deus de paz será convosco" (Fp.4:9).
0 comentários:
Postar um comentário