sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A salvação é conquistada por meio de esforço

A porta para ela é estreita, e o caminho, apertado, por isso exige da pessoa 

 
 “Porque é uma guerra abençoar o povo da igreja?”, perguntou o pastor João Paulo Seixas aos presentes na reunião desta quarta-feira 30 de outubro, na Catedral do Cabo, na PE 60, Santo Inácio, Cabo de Santo Agostinho. A resposta: por causa dos costumes.

O pastor explicou que quando uma pessoa chega à igreja, ela traz consigo uma “mala” cheia dos costumes desse mundo, como os vícios, a mentira, a malícia, a prostituição, o orgulho e a fofoca. “Se você não esvaziar essa “mala”, não poderá conquistar a salvação”.

E para conquistar a salvação não é fácil, haja vista a porta pelo qual os que desejam entrar é estreita, como diz as Escrituras Sagradas: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a  porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertaram com ela”. Mateus 7:13-14. Diferente da porta para perdição, citada no mesmo versículo, que é larga e espaçosa.

Por ser estreita a porta, e apertado o caminho para a vida, e com os costumes que todos os seres humanos trazem consigo, o homem sempre acaba optando pelo que é mais fácil. Por isso, acabam escolhendo o caminho mais largo e espaçoso, que dá para a perdição no inferno.
“O ser humano gosta do que é fácil”, afirmou o pastor, dando como exemplo o namoro de antigamente, que era rígido e difícil, tanto para o homem quanto para a mulher, e exigiria do casal uma determinação em ter que agir ao pé da letra, e se guardar até o casamento; diferente de hoje em dia. “E você sabia que os casais, hoje, com 50, 60 anos de casados e felizes, são daquela época”, conclui.

Mas como conseguir entrar por uma porta que é estreita, e um caminho apertado, sendo o homem acostumado com o que é fácil? Por meio de “esforço”. É como está escrito: “E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”. Lucas 13:23-24.

Para conquistar a salvação é necessário um esforço da pessoa.

- Tem gente que é orgulhosa, e mesmo estando errada quer ser a dona da razão. Ela tem que ser humilde e se esforçar para deixar o orgulho.
- Outras procuram saciar seus desejos carnais por minutos de prazer, acessam sites pornográficos. Ela tem que se esforçar para deixar essa prostituição.
- Ainda tem aquelas que vivem enganando as pessoas. Até a usa para se livrar de uma situação. “Quando você engana alguém, você está dando autoridade para o diabo enganar você”, disse o pastor. Ela tem que se esforçar para dizer a verdade, mesmo perdendo com isso.
- A pessoa que é nervosa demais, que tomou uma decisão de cabeça quente, que até hoje sofre ou se arrepende por essa decisão errada. “Todo mundo tem um lado nervoso, mas quem quer Jesus, tem que se esforçar”.
- Gente apegada ao dinheiro. “O dinheiro é o novo deus desse mundo. E por causa desse apego, muitos matam, roubam, mentem”. Por isso, ela tem que se esforçar em largar o apego ao dinheiro.

Somente depois de deixar todas essas coisas é que a pessoa está pronta para entrar pela porta estreita, que é a salvação.

“Quem quer ser salvo, tem que se esforçar”, finalizou o pastor.

Por Felipe Augusto
Agência VPR Catedral Cabo

Central dos Obreiros Cabo-PE

Trabalho com os obreiros do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Central dos obreiros Cabo-PE.

Designed by Templateify & Sponsored By Twigplay

Compartilhe